OBJECTIVOS

 A Pró- Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial é uma organização profissional de cariz científico e pedagógico, sem fins lucrativos.

1- A Pró-Inclusão tem por missão principal apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e inovação nas práticas, na investigação e nas políticas; de forma a promover uma educação de qualidade no âmbito dos valores da Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

2- São objectivos da Associação

a)      Valorizar a profissão, promovendo os valores da Inclusão, o conhecimento e a competência de docentes comprometidos com o seu próprio desenvolvimento profissional.

b)      Promover a comunicação e a cooperação entre os docentes de Educação Especial, favorecendo a identidade associativa e sentimento pertença.

c)      Promover a formação, informação, conhecimento e troca de saberes, dos docentes de Educação Especial, através de publicações, reuniões científicas, formação e divulgação de todo o tipo de iniciativas neste âmbito.

d)      Colaborar na elaboração e divulgação de materiais, técnicas, procedimentos e recursos, de forma a qualificar o exercício da profissão.

e)      Estimular a investigação científica na área das Necessidades Educativas Especiais e promover a fundamentação das práticas e decisões, com base no conhecimento.

f)        Desenvolver projectos e acções conjuntas com associações similares, nacionais e internacionais.

g)      Promover a colaboração com outros grupos profissionais do sector, bem como com outras organizações da comunidade, nomeadamente associações de pais.

h)      Promover os valores da afirmação pessoal e da valorização das capacidades, pela positiva, da pessoa com Necessidades Especiais, na defesa dos seus direitos e cidadania.

i)        Promover a cooperação institucional, nomeadamente através de protocolos e parcerias, com organismos públicos e privados, no âmbito da consultadoria, assistência e informação técnica e científica, participando como parceiros sociais, na definição das linhas estratégicas relativas a estes domínios.

 

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: